As habilidades socioemocionais estão sendo cada vez mais valorizadas, tanto nas escolas quanto no mercado de trabalho. Uma boa forma de desenvolvê-las nas crianças de forma lúdica e saudável é por meio de atividades socioemocionais.
É muito importante que essas competências sejam trabalhadas desde cedo, uma vez que quanto antes uma criança for capaz de gerenciar suas emoções, mais chances ela tem de se destacar no futuro como protagonista da sua própria história de vida.
Conheça, neste conteúdo, mais sobre atividade socioemocional e como ela pode ser trabalhada em sala de aula!
Conheça opções de atividade socioemocional para sala de aula
No espaço da sala de aula, é possível propor diversos tipos de atividade socioemocional.
Brincadeiras lúdicas estimulam a criatividade, resolução de problemas e ajudam na socialização. Veja, a seguir, alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula:
Mímica das emoções
É como uma brincadeira comum de mímica, a diferença é que, em vez de filmes ou animais, o que deve ser identificado com a ajuda de mímicas são emoções.
A criança, ao tentar descrever emoções com gestos ou adivinhar quais estão sendo expressas, torna-se mais íntima delas, o que é ótimo para a educação emocional, além de ser um jogo bem divertido.
Leitura
A partir das histórias, as crianças exercitam a imaginação, criatividade e a empatia com os personagens e as situações que estão vivendo.
Organizar um momento para ler ou contar histórias para as crianças pode abrir espaço para as mais diversas discussões e trocas de impressões.
Jogos que estimulam o raciocínio
Jogo da memória, quebra-cabeça, damas e outros tantos jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio, a resolução de problemas e ensinar a competitividade saudável.
Vantagens das atividades socioemocionais
A grande vantagem das atividades socioemocionais é que elas estimulam a educação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na criança, que são cada vez mais valorizadas tanto para o modelo educacional moderno quanto para o mercado de trabalho atual e do futuro.
O trabalhador ideal não é mais aquele que tem o mais alto grau de instrução ou que consegue produzir muito mais do que os outros, isto é, atualmente um candidato que não sabe gerenciar o estresse, lidar com os colegas, ser participativo, criativo e exercer liderança adequadamente está muito distante do que o mercado procura.
É muito importante que essas habilidades sejam trabalhadas desde cedo, pois crianças e jovens com um bom gerenciamento emocional se transformam em adultos mais equilibrados, autônomos, empáticos e com a autoestima saudável.
A educação emocional também está diretamente ligada ao processo de aprendizagem, como prova a neurociência. Crianças que recebem estímulo para desenvolver habilidades emocionais experienciam a escola de forma mais prazerosa, logo, aprendem mais e melhor.
Algumas capacidades, como empatia e cooperação, também ajudam a diminuir drasticamente os casos de bullying e violência na escola, impactando positivamente os resultados escolares.
O resultado de tudo isso não poderia ser outro: a felicidade. Independentemente da fase da vida, a inteligência emocional contribui para que as pessoas estejam aptas a conduzirem mudanças significativas e conscientes em sua vida, aumentando seus níveis de felicidade!
O Método Happiness tem como seu maior objetivo a felicidade dos estudantes! Para isso, buscamos a educação socioemocional desde cedo, navegue no site para saber mais sobre nossa proposta.