Proposta Pedagógica
Fundamental II: 6º ao 9º Ano
Esse é um período de mudanças, com todo o contexto social e emocional que acompanha a adolescência. Mudam as disciplinas, professores, responsabilidades e cobranças – tudo isso em paralelo às transformações físicas da puberdade.
Neste contexto, somos uma rede de apoio muito significativa. Fazemos o trabalho integrado entre diagnóstico de bem-estar e de competências socioemocionais, conteúdo aprofundado e prática. Além disso, o aluno tem acesso a tutorias individuais com o Personal Happiness. Acreditamos que a percepção individualizada do aluno acolhe, integra e desenvolve.
Focos de aprendizado por ano
A entrada para os anos finais do Ensino Fundamental é uma marca importante. Acreditando que na base iniciada nos anos iniciais, o vocabulário e repertório comportamental já podem gerar estabilidade para o engajamento e protagonismo dos alunos. As atividades em jogos colaborativos e projetos são intensificadas. Desenvolvemos com os alunos:
– Correlacionar emoções mais complexas com necessidades;
– Estabelecer comunicação empática e relacionamentos ganha ganha;
– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: mindfullness e intervenções em jogos e projetos;
– Soluções: questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras;
– Tornar-se capazes de explorar ideias, testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar novas formas de atingir objetivos;
– Correlacionar ideias especificas e amplas prévias e novas, a partir de diferentes caminhos;
– Manter atenção diante de estímulos que distraem ou competem com sua atenção;
– Valorização da diversidade;
– Compreender a emoção do outro e o impacto de seu comportamento nos demais;
– Abrir mão de interesses pessoais para resolver conflitos que ameacam as necessidades dos outros e que demadam conciliação;
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.
Durante esse período, resiliência e relações são temas centrais. Desenvolvemos com o aluno:
– Entender e treinar diferenciação de fatos e julgamentos;
– Desenvolver autorresponsabilidade;
– Identificar necessidades básicas em si e no outro;
– Desenvolver comunicação assertiva e não-violenta;
– Criar projetos a partir de cultura de paz (argumentação, posicionamento e empatia).
Desenvolvemos com o aluno:
– Criar e ser responsável pelos hábitos saudáveis da própria vida;
– Aplicar estratégia de gerenciamento de emoções: mindfulness;
– Praticar autoconhecimento (inteligências múltiplas) e autocuidado;
– Treinar resolução de problemas a partir da aplicação de metodologia científica;
– Criação de processos de investigação;
– Interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidas para se posicionar criticamente com base em critérios científicos, estéticos e éticos;
– Treinar manter-se seguro, tranquilo, otimista em situações emocionalmente tensas;
– Dar os primeiros passos sobre o significado do trabalho e identificar interesses iniciais.
Esse é um ano de grande trabalho de propósito com os alunos. Desenvolvemos com eles:
– Entender e treinar mentalidade de crescimento;
– Comportar-se como agente de mudança;
– Aplicar resolução de problemas a partir da Teoria U e Design Thinking;
– Aplicar projeto social a partir da metodologia PMD Pro;
– Começar Projeto de Vida: definir o que compõe uma vida significativa para ele naquele momento e como vivê-la.
O que posso esperar de desenvolvimento?
Sabemos que pode ser desafiador entender o que esperar do desenvolvimento socioemocional. Por isso, nosso compromisso é de trazer clareza: