;
Pular para o conteúdo

Proposta Pedagógica

Fundamental II: 6º ao 9º Ano

Esse é um período de mudanças, com todo o contexto social e emocional que acompanha a adolescência. Mudam as disciplinas, professores, responsabilidades e cobranças – tudo isso em paralelo às transformações físicas da puberdade.

Neste contexto, somos uma rede de apoio muito significativa. Fazemos o trabalho integrado entre diagnóstico de bem-estar e de competências socioemocionais, conteúdo aprofundado e prática. Além disso, o aluno tem acesso a tutorias individuais com o Personal Happiness. Acreditamos que a percepção individualizada do aluno acolhe, integra e desenvolve. 

Focos de aprendizado por ano

A entrada para os anos finais do Ensino Fundamental é uma marca importante. Acreditando que na base iniciada nos anos iniciais, o vocabulário e repertório comportamental já podem gerar estabilidade para o engajamento e protagonismo dos alunos. As atividades em jogos colaborativos e projetos são intensificadas. Desenvolvemos com os alunos:

– Correlacionar emoções mais complexas com necessidades;

– Estabelecer comunicação empática e relacionamentos ganha ganha;

– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: mindfullness e intervenções em jogos e projetos;

– Soluções: questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras;

– Tornar-se capazes de explorar ideias, testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar novas formas de atingir objetivos;

– Correlacionar ideias especificas e amplas prévias e novas, a partir de diferentes caminhos;

– Manter atenção diante de estímulos que distraem ou competem com sua atenção;

– Valorização da diversidade;

– Compreender a emoção do outro e o impacto de seu comportamento nos demais;

– Abrir mão de interesses pessoais para resolver conflitos que ameacam as necessidades dos outros e que demadam conciliação;

Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.

Durante esse período, resiliência e relações são temas centrais. Desenvolvemos com o aluno:

– Entender e treinar diferenciação de fatos e julgamentos;

– Desenvolver autorresponsabilidade;

– Identificar necessidades básicas em si e no outro;

– Desenvolver comunicação assertiva e não-violenta;

– Criar projetos a partir de cultura de paz (argumentação, posicionamento e empatia).

Desenvolvemos com o aluno:

Criar e ser responsável pelos hábitos saudáveis da própria vida;

– Aplicar estratégia de gerenciamento de emoções: mindfulness;

– Praticar autoconhecimento (inteligências múltiplas) e autocuidado;

– Treinar resolução de problemas a partir da aplicação de metodologia científica;  

– Criação de processos de investigação;

– Interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidas para se posicionar criticamente com base em critérios científicos, estéticos e éticos;

– Treinar manter-se seguro, tranquilo, otimista em situações emocionalmente tensas;

Dar os primeiros passos sobre o significado do trabalho e identificar interesses iniciais.

Esse é um ano de grande trabalho de propósito com os alunos. Desenvolvemos com eles: 

Entender e treinar mentalidade de crescimento;

– Comportar-se como agente de mudança;

– Aplicar resolução de problemas a partir da Teoria U e Design Thinking;

– Aplicar projeto social a partir da metodologia PMD Pro;

– Começar Projeto de Vida: definir o que compõe uma vida significativa para ele naquele momento e como vivê-la.

O que posso esperar de desenvolvimento?

Sabemos que pode ser desafiador entender o que esperar do desenvolvimento socioemocional. Por isso, nosso compromisso é de trazer clareza:

Compreender e exercitar a Mentalidade de Crescimento

Aplicar resolução de problemas a partir da Teoria U e Design Thinking

Desenvolver projeto de Iniciação Científica

Desenvolver processo de decisão a partir de Assembleias

Aplicar projeto social a partir da metodologia PMD Pro

Iniciar processo de Projeto de Vida