Perceber a ansiedade do aluno pode ser preocupante para a maioria dos educadores.
Por isso, confira este artigo para entender mais sobre ansiedade e como proceder ao perceber sinais de alerta em seus alunos.
O que é ansiedade?
A ansiedade ou os transtornos de ansiedade são patologias mentais caracterizadas por uma preocupação muito forte ou constante de que alguma coisa ruim possa acontecer.
Em crises de ansiedade, a pessoa dificilmente consegue se situar no momento presente, pois está sofrendo uma tensão muito grande e, muitas vezes, sem motivo aparente.
Porém, esse é o conceito da ansiedade enquanto doença. Existe também a ansiedade comum, que todas as pessoas sentem em alguns momentos e é saudável.
O que transgride a linha entre o normal e o patológico, quando falamos de ansiedade, é a intensidade dos sintomas e sua duração.
É normal o aluno sentir um pouco de ansiedade antes de uma prova, por exemplo, mas quando isso acontece com muita frequência e sem uma razão aparente, pode caracterizar um problema mais sério.
Quais são os motivos da ansiedade do aluno?
Mesmo que seja notada em sala de aula, a ansiedade do aluno pode ser por motivos ligados à escola, às interações sociais e até à sua vida pessoal com a família.
Alguns dos motivos que podem culminar em um transtorno de ansiedade em jovens em idade escolar são:
- Baixa autoestima;
- Problemas em relacionamentos românticos;
- Relação complicada com sua própria identidade;
- Problemas em suas amizades;
- Preocupação com o futuro;
- Brigas em casa;
- Separação dos pais;
- Problema com irmãos;
- Mudança de cidade;
- Falta de apoio familiar;
- Bullying.
Quais sinais devem ser observados?
Se você está preocupado com a possível ansiedade do aluno, é interessante notar se ele apresenta:
- Preocupação em excesso, especialmente com coisas aparentemente pequenas ou facilmente solucionáveis;
- Dificuldade para dormir;
- Dores musculares sem razão aparente;
- Falta de ar;
- Problemas com autoestima;
- Unhas roídas ou se ele arranca os cabelos;
- Medo do futuro;
- Cansaço excessivo durante o dia;
- Oscilação brusca de peso, podendo indicar falta de apetite ou apetite excessivo.
Como podemos ajudar a melhorar a ansiedade do aluno?
O primeiro passo para ajudar a melhorar a ansiedade do aluno é se colocar à disposição para escutá-lo e acolhê-lo.
Dificilmente um adolescente faz o movimento de procurar um adulto na escola para conversar sobre seus problemas, mas você pode oferecer um ambiente propício para isso.
Aulas que trabalham a educação emocional são ótimas oportunidades para os estudantes se abrirem e ganharem confiança para pedir ajuda ou relatar o que sentem.
Se você não dispõe de um programa de educação emocional na sua escola, pode chamar o estudante para um momento particular e oferecer uma escuta silenciosa e empática, deixando-o confortável para falar sobre suas angústias.
Uma vez identificada alguma situação ou emoções que parecem preocupantes, é muito importante encaminhar o estudante para o acompanhamento profissional.
Tenha um diálogo franco e sincero com o aluno. Chamar os pais e expor trechos da conversa com ele, por melhor que sejam suas intenções e por mais preocupado que esteja, faz com que o estudante perca a confiança em você e na escola. Por isso, se achar necessário reportar alguma situação para alguém, exponha as suas razões e pense junto com ele em soluções que ele se sinta mais confortável.
Converse sobre a importância da saúde mental e de um tratamento adequado, sem assustá-lo ou exagerar sobre a gravidade da situação.
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