Proposta Pedagógica
Ensino Médio
No Ensino Médio, é o momento de aprofundarmos no Projeto de Vida e Projeto de Carreira dos alunos. A partir do desenvolvimento socioemocional, autoconhecimento e descoberta de suas potências, esses dois projetos são desenhados – sempre como um processo. Esse trabalho transformador é feito a partir da investigação de si, das oportunidades e de análise.
Focos de aprendizado por ano
O trabalho de autoconhecimento e identidade é um foco desse período, fazendo parte do Projeto de Vida do aluno.
– Utilizar estratégias para planejar-se e estabelecer metas pessoais e de aprendizagem, tendo em vista projetos presentes e futuros;
– Aprender a persistir, manter o foco e cumprir compromissos pessoais e escolares com qualidade;
– Compreender o valor do esforço para alcance de objetivos acadêmicos e projetos presentes e futuros;
– Investir na aprendizagem e no desenvolvimento para melhoria constante;
– Buscar apoio para seu crescimento, pessoal, escolar e social;
– Autogestão;
– Compreender e desenvolver seus pontos fortes e fragilidades de maneira consciente e respeitosa, enfrentando pressões sociais e investindo no seu aprimoramento.
O Projeto de Carreira é um dos grandes marcos desse ano. A partir de todo o trabalho realizado anteriormente com o aluno, conseguimos orientá-los com relação a escolhas profissionais.
– Analisar e compreender o processo de escolha, seus critérios e influências;
– Ter ampla visão sobre dilemas, desafios, tendências e oportunidades no mundo do trabalho;
– Identificar profissões e suas praticas, reconhecendo o valor do trabalho como fonte de realização pessoal e transformação social;
– Relacionar seu projeto de vida com a escolha profissional.
Esse é o momento de diferentes desafios na vida do aluno, como o período de vestibular e encerramento do Ensino Médio – um fechamento de etapa da vida. Por isso, trabalhamos tanto aspectos de gerenciamento emocional para situações de pressão (como provas importantes) quanto a relação e legado na escola e em suas relações. Desenvolvemos com os alunos:
– Saber aplicar ferramentas e estratégias de gerenciamento emocional;
– Ter comunicação assertiva e não-violenta;
– Treinar a mentalidade de crescimento, inclusive a resiliência, saber lidar com falhas e criar estratégias;
– Conectar seu Plano de Vida com o Plano de Carreira e as estratégias;
– Criar e quebrar metas;
– Aprender a aprender;
– Ter visão empática e relação com o outro.
O que posso esperar de desenvolvimento?
Sabemos que pode ser desafiador entender o que esperar do desenvolvimento socioemocional. Por isso, nosso compromisso é de trazer clareza: