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Proposta Pedagógica

Fundamental I: 1º ao 5º Ano

Nesse período construímos junto com a criança conceitos base. Assim, começamos com emoções essenciais (como a alegria, tristeza, medo e raiva) e aumentamos as gradações nos anos sequenciais. Trabalhamos como ela as sente em si e a empatizar com o outro. Da mesma forma, começamos primeiros passos de gerenciamento emocional. Tudo isso a partir de jogos, histórias e projetos.

Focos de aprendizado por ano

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental temos como foco principal o desenvolvimento do Pilar de Emoções. Desenvolvemos com os alunos:

– Apresentar as emoções básicas;

– Nomear as emoções;

– Normalizar o sentir com a festa das emoções;

– Identificar emoções neles mesmos e nos outros;

Entender a função das emoções como mensageira de necessidades;

– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: semáforo.

– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental temos como foco principal o desenvolvimento do Pilar de Emoções. Nesse momento aprofundamos o repertório de vocabulário para sentimentos mais complexos. Desenvolvemos com os alunos:

– Apresentar as emoções mais complexas;

– Nomear as emoções aumentando o vocabulário;

– Identificar emoções neles mesmos e nos outros;

– A partir do entendimento das emoções como mensageiras de necessidades, fazer pedidos adequados;

– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: mindfulness;

– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.

Nesse momento, desenvolvemos novas dimensões do PERMA com os alunos.

– Atividades práticas com intervenções específicas em auto regulação emocional;

– Desenvolvimento de relações positivas através de jogos colaborativos;

– Praticar autoconhecimento iniciando o domínio de engajamento (identidade);

– Introduzir o pensamento de design trabalhando em passos iniciais as importâncias para si e para o outro (domínio de propósito e metas);

– Projeto a ser desenvolvido com os alunos iniciando o pensamento de design é uma apresentação em formato de teatro.

Utilizamos de jogos colaborativos e desenvolvimento de projetos a partir da abordagem Design Thinking. Desenvolvemos com o aluno:

– Vivenciar sua identidade, comunidade e cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas, sociedades e artes; 

– Expressar sentimentos e necessidades, ideias, histórias e experiências de maneira não violenta;

Ser capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos;

– Apresentar ideias originais com clareza e às conectar com as colocações de outras pessoas para buscar entendimento mútuo;

Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio;

– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é uma pesquisa com a família.

O que será desenvolvido com os alunos:

Construção de senso coerente de si mesmo, sendo capaz de compreender a perspectiva dos outros e identificar quando ela é diferente da sua. Reconhecer emoções e sentimentos, bem como a influência que pessoas e situações exercem sobre eles. Buscar manter-se seguro, tranquilo, otimista em situações emocionalmente tensas;

– Avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos;

– Valorização da diversidade;

– Compreender a emoção do outro e o impacto de seu comportamento nos demais;

– Acolhimento da perspectiva do outro;

– Diálogo e convivência utilizando diferentes formas de diálogo para promover entendimento;

– Colaboração planejar, decidir e realizar ações e projetos colaborativamente;

– Compartilhar informações e construir coletivamente o conhecimento;

– Compreender e respeitar o contexto sociocultural;

Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.

O que posso esperar de desenvolvimento?

Sabemos que pode ser desafiador entender o que esperar do desenvolvimento socioemocional. Por isso, nosso compromisso é de trazer clareza:

Saber nomear emoções

Identificar emoções em si

Identificar emoções nos outros

Compreender função das emoções como mensageiras

Fazer pedidos básicos com Comunicação Não-Violenta

Aplicar estratégias básicas de gerenciamento emocional