Proposta Pedagógica
Fundamental I: 1º ao 5º Ano
Nesse período construímos junto com a criança conceitos base. Assim, começamos com emoções essenciais (como a alegria, tristeza, medo e raiva) e aumentamos as gradações nos anos sequenciais. Trabalhamos como ela as sente em si e a empatizar com o outro. Da mesma forma, começamos primeiros passos de gerenciamento emocional. Tudo isso a partir de jogos, histórias e projetos.
Focos de aprendizado por ano
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental temos como foco principal o desenvolvimento do Pilar de Emoções. Desenvolvemos com os alunos:
– Apresentar as emoções básicas;
– Nomear as emoções;
– Normalizar o sentir com a festa das emoções;
– Identificar emoções neles mesmos e nos outros;
– Entender a função das emoções como mensageira de necessidades;
– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: semáforo.
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental temos como foco principal o desenvolvimento do Pilar de Emoções. Nesse momento aprofundamos o repertório de vocabulário para sentimentos mais complexos. Desenvolvemos com os alunos:
– Apresentar as emoções mais complexas;
– Nomear as emoções aumentando o vocabulário;
– Identificar emoções neles mesmos e nos outros;
– A partir do entendimento das emoções como mensageiras de necessidades, fazer pedidos adequados;
– Aplicar estratégia de gerenciamento das emoções: mindfulness;
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.
Nesse momento, desenvolvemos novas dimensões do PERMA com os alunos.
– Atividades práticas com intervenções específicas em auto regulação emocional;
– Desenvolvimento de relações positivas através de jogos colaborativos;
– Praticar autoconhecimento iniciando o domínio de engajamento (identidade);
– Introduzir o pensamento de design trabalhando em passos iniciais as importâncias para si e para o outro (domínio de propósito e metas);
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos iniciando o pensamento de design é uma apresentação em formato de teatro.
Utilizamos de jogos colaborativos e desenvolvimento de projetos a partir da abordagem Design Thinking. Desenvolvemos com o aluno:
– Vivenciar sua identidade, comunidade e cultura e demonstrar sentimento de pertencimento, por meio de experiências artísticas e explorando relações entre culturas, sociedades e artes;
– Expressar sentimentos e necessidades, ideias, histórias e experiências de maneira não violenta;
– Ser capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos;
– Apresentar ideias originais com clareza e às conectar com as colocações de outras pessoas para buscar entendimento mútuo;
– Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio;
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é uma pesquisa com a família.
O que será desenvolvido com os alunos:
– Construção de senso coerente de si mesmo, sendo capaz de compreender a perspectiva dos outros e identificar quando ela é diferente da sua. Reconhecer emoções e sentimentos, bem como a influência que pessoas e situações exercem sobre eles. Buscar manter-se seguro, tranquilo, otimista em situações emocionalmente tensas;
– Avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos;
– Valorização da diversidade;
– Compreender a emoção do outro e o impacto de seu comportamento nos demais;
– Acolhimento da perspectiva do outro;
– Diálogo e convivência utilizando diferentes formas de diálogo para promover entendimento;
– Colaboração planejar, decidir e realizar ações e projetos colaborativamente;
– Compartilhar informações e construir coletivamente o conhecimento;
– Compreender e respeitar o contexto sociocultural;
– Projeto a ser desenvolvido com os alunos é definido em Assembleias de classe.
O que posso esperar de desenvolvimento?
Sabemos que pode ser desafiador entender o que esperar do desenvolvimento socioemocional. Por isso, nosso compromisso é de trazer clareza: